quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Exames de proficiência

Olá Pessoal!

Como vocês solicitaram preparamos vários posts para essa semana com informações sobre testes de proficiências em inglês.

Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que o falam não como língua materna. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), pronunciado /towfl/, o TOEIC (Test of English for International Communication), pronunciado /'towIk/, o IELTS (International English Language Testing System), pronunciado /'ayelts/, e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

Iniciaremos hoje a definição, como se preparar, onde e quando você poderá realizar o teste TOIEC.

TOIEC - Criado em 1979 pelo ETS para atender pedido do Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão, o TOEIC é um exame de baixo custo e menos controlado, administrado hoje pelo ETS Global, uma subsidiária do ETS.
Se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. É composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito em vários institutos biculturais e cursos de inglês espalhados por todo o Brasil. Predetermina um prazo de validade de 2 anos. Custa aproximadamente US$ 70.


Dicas importantes de como preparar-se para exames de proficiência


Todos esses exames são unicamente testes de avaliação de proficiência; não são certificados de capacitação profissional. Se propõem apenas a tirar um retrato, o mais fiel possível, da habilidade da pessoa no momento em que esta se submete ao exame.
Nenhum dos exames de proficiência mede conhecimento gramatical, mas sim habilidade prática geral. Isto é, o candidato não precisa responder perguntas do tipo "O que é voz passiva? Dê um exemplo." ou "Como se constroi o perfect tense?" Os exames medem apenas a habilidade funcional, a capacidade comunicativa, o grau de familiaridade do candidato com as formas corretas da língua. Quem fala, lê e escreve com facilidade, mesmo sem conhecer regras gramaticais, alcança uma boa pontuação. Portanto, o melhor preparo para exames de proficiência é simplesmente desenvolver familiaridade com o inglês nas suas formas oral e escrita.

2 comentários:

  1. Dúvidas ou maiores informações, solicitem aqui:

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.Tenho vontade de fazer um desses exames e consegui esclarecer algumas duvidas. Parabéns Feedback

    ResponderExcluir